sexta-feira, 29 de abril de 2016

Telecentro Chico Mendes e o programa GESAC

Nesta sexta-feira, 29 de abril, foi realizada a primeira avaliação para implantação da parceria

Ulisses Miranda

Nas próximas semanas, o primeiro Telecentro da cidade de Porto Alegre, irá receber a parceria do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC). Fundado em 2 de julho de 2001, o telecentro está localizado dentro da Associação NACIPAZ na entrada do Parque Chico Mendes. Um técnico da empresa telefônica Oi, que juntamente da Embratel é responsável pelas instalações do GESAC, esteve no local para realizar uma avaliação sobre o atual desempenho da internet.

Telecentro Chico Mendes em 2012, data
da última atualização de equipamentos
 (Foto: NACIPAZ/Arquivo)
O aumento da velocidade na internet do Telecentro Chico Mendes é uma demanda antiga da associação. Desde 2012, quando foi instaurado o programa Telecentros.BR, o espaço não recebe ajustes em sua banda larga. A velocidade que era de aproximadamente 500 kbps, divididos por 10 computadores, foi alterada para 1 mbps, número baixo que é mantido até hoje. Naquele momento, o programa também trouxe novos equipamentos, incluindo cadeiras, monitores, teclados, CPU's e mouses. Atualmente, além da elevação na velocidade da internet, quatro computadores, entre os dez utilizados, estão fora de uso e necessitam manutenção.

A presidente da Associação NACIPAZ, Carla Meneguetti, afirma que contatos com a prefeitura e, consequentemente, com a PROCEMPA (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre) são feitos com regularidade. Entretanto, alguns dos computadores estão fora de uso há meses sem que sejam encontradas soluções. Segundo membros da diretoria da associação, a chegada do GESAC é "uma surpresa muito bem-vinda", uma vez que pode se tratar de uma nova alternativa para as melhorias necessárias.

O Telecentro Chico Mendes recebe usuários de segunda à sexta, pela manhã das 8h às 12h e a tarde, das 14h às 18h. Dois monitores (um em cada turno), indicados pela NACIPAZ e vinculados à Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) auxiliam os usuários.


Os monitores, em sua maioria, estiveram no Telecentro como usuários e, posteriormente, foram selecionados para estagiar.
Conheça uma destas histórias sobre a relação entre a capacitação recebida pelos monitores e a comunidade em que vivem no vídeo abaixo:

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